Tecnologia

ENERGIA ELÉTRICA

Ao contrário do que alegam cientistas como Jefe Alf, Putinga não só é abastecida com energia elétrica, como é pioneira no setor. A usina de Santa Lucia, no interior da cidade, já em 1780 produzia 260MW/h de energia elétrica!

A tradição das luzes de Natal, teve seu berço na cidade de Putinga. Como a usina local produzia muito mais energia que sua necessidade, em um plebiscito (com uso das urnas eletrônicas) a cidade resolveu usar o excedente em luzes amarelas nas ruas comemorando o Natal. A prática foi tão bem aceita que foi prorrogada pelo restante do ano. Os portugueses levaram (roubaram) a ideia para a  Europa e assim iniciou-se o que hoje chamamos de Iluminação Pública.

Mais tarde, um acordo entre os germânicos da cidade de Teutônia, região metropolitana da grande Putinga, permitiu a construção da Usina de Salto Forqueta, mas sem grande sucesso.

TELEFÉRICO

Outra extravagância consequente do excedente de energia elétrica foi a construção da linha interligada de teleféricos. O serviço, em operação desde 1806, chamou a atenção do imperador Dom João IV quando  visitou a cidade em 1809. Ficou tão encantado com a ideia, que ordenou a construção de um similar no no Rio de Janeiro. Com sucessivos atrasos nas licitações, a obra carioca foi inaugurada um século mais tarde.

TELEFONIA MÓVEL

A TIM implantou um centro de estudos na cidade a fim de realizar testes a respeito da cobertura do seu sinal de telefonia. Partiu-se do pressuposto que se o sinal pega em Putinga, pegará em todas demais territórios mundiais! Porém os testes ainda não obtiveram êxito. Os cientistas acreditam que os ervais da cidade criem um campo eletromagnético que impede a propagação das ondas. Místicos atribuem o fato a radioatividade do meteorito que atingiu a cidade. Os habitantes não se incomodam pelo sinal ruim da telefonia, pois a cidade conta com uma rede de satélites desde 1948, que lhes permite chamadas com qualidade digital e internet incrivelmente rápida, com todos custos subsidiados pelo governo da cidade!

GOOGLE

Em 2010 a gigante norte americana instalou na cidade seu CPD (Centro de Processamento de Dados), aproveitando a farta oferta de energia e a bem estruturada rede de satélites. O Google é um dos maiores empregadores da cidade, pois após um programa de treinamento em informática para os idosos putinguenses, estes passaram a vasculhar a rede em busca de novas tendências, notícias e estudos. A bisbilhotagem, que antes era um passatempo, passou a movimentar e economia da cidade!

CENTRO METEOROLÓGICO

O contato com os índios, aliado aos conhecimentos dos antepassados neandertais, ocasionou um avançado grau de conhecimento por parte da população a respeito das condições do tempo. Observando esse potencial, o governo de Putinga implantou o primeiro centro meteorológico das Américas! Hoje o centro conta com mais de 120 profissionais, entre idosos com atrite, jovens que fizeram cirurgia no joelho, biólogos que observam o comportamento de aves e demais palpiteiros que a cada seis horas geram um novo boletim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário